• Imagem logo site

Notícias

02/01/2014 15:01

Neojiba inaugura núcleo orquestral no Nordeste de Amaralina

Crianças e adolescentes do Nordeste de Amaralina, bairro popular de Salvador, vão realizar o sonho de tocar em uma orquestra sinfônica. No total, 120 jovens que participam do projeto Estrela Musical, desenvolvido há sete anos na comunidade, vão poder aprimorar seus conhecimentos no Núcleo de Prática Orquestral e Coral, implantado nesta sexta-feira (20) no Nordeste de Amaralina pelo Neojiba. As aulas no núcleo serão iniciadas em janeiro.

A cerimônia de implantação do Núcleo foi realizada no Centro Social Urbano do bairro e contou com a presença do governador Jaques Wagner, da secretária de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (Sedes), Moema Gramacho, e do maestro Ricardo Castro.

De acordo com o idealizador do programa Estrela Musical, Luis Ibarra, o projeto estava ameaçado de fechar as portas por falta de patrocinadores e apoiadores. “Soubemos que o Neojiba faria um núcleo orquestral no bairro e corremos para buscar a parceria. Agora, estas crianças podem continuar sonhando em tocar em orquestras pelo mundo porque o sonho delas será realizado”, afirmou.

Pacto pela Vida

A iniciativa, que pretende ampliar o acesso de crianças e adolescentes à formação musical, faz parte do Programa Pacto pela Vida. “Com esta ação, demonstramos que segurança pública não se faz apenas com polícia, mas com iniciativas como estas que têm como objetivo tirar crianças e adolescentes das ruas. Quanto mais atividades educativas e culturais estes jovens tiverem, mas afastados ficarão da criminalidade”, afirmou o governador Jaques Wagner.

Segundo o maestro do Neojiba, Ricardo Castro, o projeto dos núcleos orquestrais vai ser implantado em outras localidades que já possuem Base Comunitária de Segurança e também nas Comunidades de Atendimento Socioeducativo (Cases).
Pioneiro
Programa prioritário do Governo da Bahia e pioneiro no Brasil, gerido pela Associação de Amigos das Orquestras Juvenis e Infantis e do Neojiba – Aojin, é mantido pela Secretaria de Cultura do Estado com apoio do Teatro Castro Alves.

O Programa proporciona gratuitamente aos integrantes, sem distinção social, instrumentos musicais para a prática orquestral, material pedagógico, ensino de prática e teoria musical dispensados por profissionais qualificados, auxílio transporte e lanche. Os integrantes recebem também bolsa auxílio.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.